As opções de ração para cães podem ser desafiadoras, com mitos que muitas vezes enganam os tutores. Aqui, desmistificamos 7 equívocos comuns, desde dietas sem grãos até marcas caras, e explicamos o que realmente importa para a nutrição do seu cãozinho. Aprenda a verdade sobre conservantes, refeições caseiras e dietas para filhotes para que você possa tomar decisões informadas e manter seu amigo peludo saudável e feliz.
A nutrição canina virou um debate para as pessoas, e às vezes até uma piada. Todo mundo tem uma teoria própria sobre a alimentação de seus animais de estimação, e essas teorias se transformaram em mitos, então aqui vamos desmistificar esses mesmos mitos. Já passou da hora de alguém fazer isso, para que os donos de animais não fiquem confusos sobre o que acreditar e o que não acreditar.
Mito 1: Os cães são carnívoros por natureza
Ao contrário dos gatos, os cães são onívoros e podem sobreviver com uma ampla variedade de alimentos, incluindo vegetais, frutose e grãos. Essa dieta pode privar o cão de muitos nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Seu corpo precisa de proteínas, carboidratos e gorduras, em uma proporção mais ou menos equilibrada.
Muitos donos estão convencidos de que uma dieta sem grãos é sinônimo de melhor qualidade. É verdade que existem casos de alergia a grãos em cães, mas são muito raros. Grãos como arroz e aveia podem servir como importantes fontes de energia e nutrientes. Há até pesquisas que sugerem que dietas sem grãos causam alguns problemas cardíacos em cães, portanto, o equilíbrio é essencial.
Embora seja possível elaborar uma dieta caseira com ingredientes mais controlados, sempre existe o risco de que essas dietas sejam desequilibradas e possam levar a déficits nutricionais. Uma consulta com um nutricionista veterinário clínico é ideal nesses casos. Ele pode ajudar a formular um plano alimentar caseiro adequado e balanceado que atenda adequadamente a todas as necessidades nutricionais.
Muitos alimentos humanos são seguros para cães com moderação; no entanto, o número de itens tóxicos é maior em dígitos. Certos alimentos que são venenosos para cães incluem chocolate, uvas e cebolas. A lista pode continuar, mas não termina aqui. A pesquisa é essencial para aprender sobre os alimentos humanos que podem ser consumidos e o que pode ser prejudicial e facilitar o envenenamento acidental.Donos de animais de estimação que têm um cachorro e um filhote em casa e têm o hábito de alimentá-los com a mesma comida, é melhor parar agora mesmo! Filhotes precisam de mais proteína e gordura para crescer, além de certos minerais por período de crescimento, do que cães adultos. Dar ração para cães adultos a um filhote não atenderá às suas necessidades e, portanto, pode torná-lo deficiente em muitos nutrientes. Certamente, você terá que escolher uma dieta adequada para a fase da vida do seu cão.
Preço, claro, não é o melhor indicador de qualidade. Embora algumas marcas premium contenham ingredientes decentes pelo preço, a maioria não os possui. Os preços da ração podem indicar algo, mas não podem orientá-lo quanto à qualidade e nutrição que seu cão precisa.
Estar informado sobre a saúde do seu cão e suas necessidades é consideravelmente mais importante do que acreditar em algumas palavras que você ouve de passagem. É sempre uma boa ideia consultar seu consultor veterinário, pois ele pode garantir que seu amigo peludo receba nutrição baseada em métodos testados e aprovados.
Mito 1: Os cães são carnívoros por natureza
Filhotes comendo
(Crédito da imagem: Pixabay )
Mito 2: Os conservantes são os vilões
Embora alguns conservantes sejam artificiais e possam ser prejudiciais à saúde, nem sempre é esse o caso. Conservantes para ração canina, como vitamina E e extrato de alecrim, são conservantes naturais sem efeitos adversos, o que pode manter o frescor da ração. É sua responsabilidade diferenciar aditivos nocivos de aditivos benéficos.
Mito 3: Dietas sem grãos são sempre superiores
Mito 4: Dietas caseiras são as melhores
Mito 5: A comida humana também é uma escolha saudável para os cães
cachorro com comida humana
(Crédito da imagem: Freepik )
Mito 6: Filhotes e cães comem a mesma comida
Yorkshire comendo comida
(Crédito da imagem: Freepik )
Mito 7: Coisas caras são reais
Estar informado sobre a saúde do seu cão e suas necessidades é consideravelmente mais importante do que acreditar em algumas palavras que você ouve de passagem. É sempre uma boa ideia consultar seu consultor veterinário, pois ele pode garantir que seu amigo peludo receba nutrição baseada em métodos testados e aprovados.
Enviar um comentário
Enviar um comentário